Entendendo a China para Negócios.png
EMENTA: 

 

 
1 – Introdução: A China

     1.1    História e Geografia 
        1.1.1    Principais províncias: A costa Leste
     1.2    População
        1.2.1. Densidade, diferenças regionais, etnias e os Han
     1.3    Cultura, religião, filosofia e línguas
        1.3.1    A importância e dualidade do Confucionismo
        1.3.2    Diferenças culturais regionais e étnicas
        1.3.3    Religiões
        1.3.4    Línguas
     
     1.4    Sistema político – O PCC
 
2 – Negócios com a China

     2.1 Por que fazer negócios com a China? Devo importar? Devo exportar?: A relação Brasil x China
     2.2 Cultura de negócios
        2.2.1 Choque cultural e as dimensões culturais de Geert Hofstede – a comparação Brasil x China
        2.2.2 Dicotomia das dimensões Confucionistas e dos 36 Estratagemas
        2.2.3 A personalidade no sistema de negócios chinês
                  A importância da reciprocidade
                  O Guanxi
                  Hou Men – grande risco
                  Aparência e status social
                  Hierarquia empresarial
                  Dar a cara
        2.1.4. A rápida transformação cultural: velhos x jovens
     2.3    Etiqueta e costumes
        2.3.1. Importância da etiqueta e protocolos
                   Como receber/entregar um cartão de visitas
        2.3.3. Tempo para pensar
        2.3.4. Nomes e títulos
        2.3.5. Lealdade
        2.3.6. Chineses não dizem não. Como entender? Devo dizer não? 
        2.3.7. Atenção é vital
     2.4    Sistema Jurídico e contratual
        2.4.1. A preferência pelo negócio “entre homens”
        2.4.2. O problema do sistema jurídico chinês 
     2.5    Que língua usar? Devo falar mandarim?
        2.5.1. Palavras básicas a se usar
     2.6    Seja amigo da China! 
 
3 – Como prospectar clientes e fornecedores

     3.1    Sites
     3.2    Feiras
     3.3    Agentes
     3.4    Tradings
     3.5    Aplicativos de comunicação
     3.6    Estratégias básicas de Marketing
 
4 – Encerramento: Livros, artigos e sites para pesquisar

 

 

OBJETIVO: Capacitar profissionais para que possam entender a cultura de negócios da China e negociar compras e vendas internacionais com chineses, com maior eficiência.
 
PÚBLICO-ALVO: Profissionais de Comércio Exterior, Negócios Internacionais, Relações Internacionais, Administração, Direito, História, Economia e áreas afins, que trabalham ou desejam trabalhar diretamente com Negociação Internacional.

 

MATERIAL: Ao participar do curso, você terá acesso a uma apostila com todas as informações contidas no material de apresentação.

 

PROFESSOR: André Meira: Graduado em Relações Internacionais pelo UNI-BH e Especialista em Negócios Internacionais pela Massachusetts Institute of Business, em parceria com a Abracomex. Possui em seu currículo diversos cursos relacionados a Negócios Internacionais, como Global Business Management e International Trade Management, pela Massachusetts Institute of Business, Estratégias e Habilidades de Negociação, pela University of Michigan, e Negócios com a China, pelo Instituto Confúcio. Atualmente está cursando Doing Business in China - EAD, pela The Chinese University of Hong Kong. Além disso, é sinologista. Possui mais de 10 anos de experiência na área internacional, tendo atuado como comprador internacional, e dando consultoria de sourcing de fornecedores na China. Atualmente trabalha na área de logística internacional na Arminter Comércio Exterior.

 

PLATAFORMA: Utilizamos as plataformas Microsoft Teams e Moodle.
 
ACESSO: Os inscritos receberão um link, antecipadamente, para acessar a plataforma no dia e horário do curso.
 
GRAVAÇÃO DO CURSO: O curso será gravado e disponibilizado pelo período de 30 dias - a serem contados a partir do dia seguinte ao da aula.

 

CERTIFICADO: Sim.

 

*Os cursos com certificados podem contar como horas complementares na faculdade. Consulte o regulamento de sua faculdade junto à secretaria.

 

 
Datas e Horários:
21/09/2021 e 22/09/2021
19 horas às 21 horas

 

Investimento:
parcelado em até 12x de R$12,41
ou à vista por R$120,00
 

 

- O Pagamento pode ser realizado via cartão de crédito ou boleto bancário:
faixa branca.PNG