EMENTA:
1 – Introdução: A China
1.1 História e Geografia
1.1.1 Principais províncias: A costa Leste
1.2 População
1.2.1. Densidade, diferenças regionais, etnias e os Han
1.3 Cultura, religião, filosofia e línguas
1.3.1 A importância e dualidade do Confucionismo
1.3.2 Diferenças culturais regionais e étnicas
1.3.3 Religiões
1.3.4 Línguas
1.4 Sistema político – O PCC
2 – Negócios com a China
2.1 Por que fazer negócios com a China? Devo importar? Devo exportar?: A relação Brasil x China
2.2 Cultura de negócios
2.2.1 Choque cultural e as dimensões culturais de Geert Hofstede – a comparação Brasil x China
2.2.2 Dicotomia das dimensões Confucionistas e dos 36 Estratagemas
2.2.3 A personalidade no sistema de negócios chinês
A importância da reciprocidade
O Guanxi
Hou Men – grande risco
Aparência e status social
Hierarquia empresarial
Dar a cara
2.1.4. A rápida transformação cultural: velhos x jovens
2.3 Etiqueta e costumes
2.3.1. Importância da etiqueta e protocolos
Como receber/entregar um cartão de visitas
2.3.3. Tempo para pensar
2.3.4. Nomes e títulos
2.3.5. Lealdade
2.3.6. Chineses não dizem não. Como entender? Devo dizer não?
2.3.7. Atenção é vital
2.4 Sistema Jurídico e contratual
2.4.1. A preferência pelo negócio “entre homens”
2.4.2. O problema do sistema jurídico chinês
2.5 Que língua usar? Devo falar mandarim?
2.5.1. Palavras básicas a se usar
2.6 Seja amigo da China!
3 – Como prospectar clientes e fornecedores
3.1 Sites
3.2 Feiras
3.3 Agentes
3.4 Tradings
3.5 Aplicativos de comunicação
3.6 Estratégias básicas de Marketing
4 – Encerramento: Livros, artigos e sites para pesquisar
OBJETIVO: Capacitar profissionais para que possam entender a cultura de negócios da China e negociar compras e vendas internacionais com chineses, com maior eficiência.
PÚBLICO-ALVO: Profissionais de Comércio Exterior, Negócios Internacionais, Relações Internacionais, Administração, Direito, História, Economia e áreas afins, que trabalham ou desejam trabalhar diretamente com Negociação Internacional.
MATERIAL: Ao participar do curso, você terá acesso a uma apostila com todas as informações contidas no material de apresentação.
PROFESSOR: André Meira: Graduado em Relações Internacionais pelo UNI-BH e Especialista em Negócios Internacionais pela Massachusetts Institute of Business, em parceria com a Abracomex. Possui em seu currículo diversos cursos relacionados a Negócios Internacionais, como Global Business Management e International Trade Management, pela Massachusetts Institute of Business, Estratégias e Habilidades de Negociação, pela University of Michigan, e Negócios com a China, pelo Instituto Confúcio. Atualmente está cursando Doing Business in China - EAD, pela The Chinese University of Hong Kong. Além disso, é sinologista. Possui mais de 10 anos de experiência na área internacional, tendo atuado como comprador internacional, e dando consultoria de sourcing de fornecedores na China. Atualmente trabalha na área de logística internacional na Arminter Comércio Exterior.
PLATAFORMA: Utilizamos as plataformas Microsoft Teams e Moodle.
ACESSO: Os inscritos receberão um link, antecipadamente, para acessar a plataforma no dia e horário do curso.
GRAVAÇÃO DO CURSO: O curso será gravado e disponibilizado pelo período de 30 dias - a serem contados a partir do dia seguinte ao da aula.
CERTIFICADO: Sim.
*Os cursos com certificados podem contar como horas complementares na faculdade. Consulte o regulamento de sua faculdade junto à secretaria.